Desenvolvimento infantil

Brinquedos legais e educativos para presentear no Dia das Crianças (por faixas de idade)

Dia das Crianças está chegando e lá vem a dúvida: o que comprar para meu filho, sobrinho, afilhado ou neto? Ao invés de apelar para as tecnologias, que tal dar o bom e velho brinquedo?

Embora o mercado esteja cheio de opções, alguns presentes merecem destaque por serem mais do que meros brinquedos: eles estimulam o desenvolvimento das crianças e ajudam em habilidades como coordenação motora fina e grossa, concentração, texturas, cores, raciocínio lógico e estratégico, e assim por diante.

E não se engane: podemos achar brinquedos educativos super divertidos e muitos por um preço relativamente acessível!

Mas se mesmo assim você quiser economizar e entreter seu bebê, clique aqui, pois temos 15 atividades simples e baratas para fazer com crianças de 0 a 12 meses.

(Quer saber como fazer um rodízio de brinquedos? Clique aqui!)

De 0 a 6 meses

Durante os primeiros 6 meses, os bebês ainda não brincam para valer. Mas isso não quer dizer que eles não possam ser presenteados com brinquedos educativos.

Nesta faixa etária, as crianças estão descobrindo o mundo. Cores e contrastes, tapetes para eles fazerem atividades, texturas, sons e mordedores são opções interessantes para os bebês. Devemos apenas estar atentos aos materiais que o brinquedo é feito: se são macios para não machucar, se são feitos com tintas atóxicas e se são próprios para a faixa etária.

Na imagem vemos vários brinquedos para crianças de 0 a 6 meses: chocalhos, mordedores, dedoches, livrinhos e brinquedos para banho.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 7 a 12 meses

Normalmente, é nessa fase que as crianças começam a ter mais força muscular e um maior desenvolvimento motor. É nesse período que a maioria das crianças sentam, engatinham e dão os primeiros passinhos ainda desajeitados.

Do ponto de vista intelectual, a aprendizagem se dá principalmente pela boca (fase oral). Também é neste período que a criança já tem uma noção de permanência (o objeto continua existindo mesmo que não possamos vê-lo), já está começando a verbalizar alguns sons (como mãmã, papá, tetê, etc.), já tem uma noção do conceito de ação e reação e consegue se manter concentrada por mais tempo.

Brinquedos que estimulam essas descobertas são muito importantes para crianças desta faixa etária, como é mostrado na imagem a seguir.

Na imagem vemos brinquedos para crianças de 7 a 12 meses: livro sensorial, piramide de argolas, blocos para empilhar e livro musical.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 1 a 2 anos

Crianças desta faixa etária começam a andar, subir escadas e se locomover com mais firmeza e facilidade. Há, também, uma melhora significativa na motricidade fina. Crianças desta idade já conseguem segurar um objeto por um longo tempo, manipulá-lo, passá-lo de uma mão para outra e transportá-lo enquanto caminha.

Do ponto de vista intelectual, há uma melhora na memória, um maior entendimento quanto às sequencias de acontecimentos, uma vontade de explorar tudo que o rodeia e um aumento do vocabulário.

Alguns exemplos de brinquedos educativos indicados para essa faixa etária são:

Brinquedos para crianças de 1 a 2 anos: bate martelo, blocos fofos, caixa de atividades, dino papa-tudo, mega bloks, quebra cabeça e labirinto de madeira.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 2 a 3 anos

Nesta fase, a criança já consegue saltar e pular com os dois pés, e começa gradualmente a controlar o esfíncter (por isso que é aqui que o desfralde começa). De 2 a 3 anos a criança já é capaz de segurar uma colher e comer sozinha e manipular os objetos facilmente.

Do ponto de vista intelectual, começa a famosa fase dos “Por quê?” ou “O que é isso?”, a linguagem já está bem melhor (é capaz de formular frases), há o desenvolvimento da própria consciência (eu) e de alguns sentimentos, já entende conceitos como “fora, dentro, em cima, embaixo, grande, pequeno” e começa a entender sequencias numéricas (contar até 10, por exemplo).

Alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 2 a 3 anos: aramado de madeira, massa de modelar, lego duplo, engrena roda, blocos magnéticos, cavalete de pintura, ukulele e box fazendinha.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 3 a 4 anos

Crianças de 3 a 4 anos já possuem a coordenação motora bem desenvolvida. Nesta fase elas já se vestem sozinhas, podem copiar figuras geométricas simples e são super independentes.

Quanto ao desenvolvimento intelectual, seu discurso já pode ser compreendido pelos adultos, compreende alguns conceitos matemáticos (sabe o que é “dois”, por exemplo), sabe o próprio nome, a idade e seu gênero e começa a compreender o que é certo e errado.

Alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 3 a 4 anos: prancha de seleção, conheça o corpo humano, balancinho, dominó e kit de ferramentas.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 4 a 5 anos

Crianças desta faixa etária já têm um grande desenvolvimento motor, com um maior controle dos movimentos. Conseguem escovar os dentes, se vestir e pentear-se.

Com relação ao desenvolvimento intelectual e emocional, possui um grande vocabulário, articula melhor vogais e consoantes, compreende a diferença entre fantasia e realidade, gosta de brincar com outras crianças e adora imitar as atividades dos adultos.

Alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 4 a 5 anos:  aprendendo opostos, blocos lógicos, primeiras palavras, primeiros laços, caixa registradora, quebra cabeça e concept kids.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 5 a 6 anos

As crianças de 5 a 6 anos são capazes de se vestirem sozinhas, asseguram sua higiene com autonomia e têm sua preferência manual estabelecida.

Do ponto de vista intelectual e emocional, falam fluentemente (inclusive empregando plurais), têm grande interesse pelas palavras escritas, reconhecem cores e números com facilidade, são capazes de agrupar e ordenar objetos (por cor, tamanho, sequência), começam a entender conceitos de tempo (ontem, hoje e amanhã), conhece diferenças de gênero sexual (homem, mulher, menina, menino) e começam a se interessar de onde vem os bebês.

Alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 5 a 6 anos: cruza letras, torre inteligente, imagem e ação junior, pega varetas, xadrez, lego engrenagens.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 6 a 8 anos

Nesta faixa de idade as crianças começam a ler e escrever. Começam, também, a resolverem problemas mais complexos, incluindo as operações matemáticas. É nesta fase que algumas crianças começam a colecionar objetos, criar laços de amizade e vivenciarem sentimentos de culpa, preocupação e vergonha.

Desta forma, alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 6 a 8 anos: escava prêmio, caixinha de letras, quebra-cabeça do mapa do Brasil. Jogo Eu sou?, kit de mágica.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

De 8 a 12 anos

Nesta faixa etária a criança começa a usar a razão e é capaz de julgar as coisas como bem e mal feitas. Por volta dos 10 a 11 anos começa a manifestar sintomas de espírito crítico e de rebeldia (início da adolescência).

Crianças nesta idade têm afã de prestígio e procura-o na estatura, na força, no dinheiro e rivalidades, por isso, precisa pertencer a algum grupo social. Assim, gostam de brincadeiras em equipe e apreciam a companhia de amigos.

Desta forma, alguns brinquedos educativos interessantes para esta fase são:

Brinquedos para crianças de 8 a 12 anos: jogo de desvendar mistério (green stories), globo terrestre, desenterre e monte o tiranossauro rex, quebra-cabeça do sistema solar, banco imobiliário, experiências de laboratório e lego creator.
(Imagens e preços retirados do site da Amazon Brasil)

* Você gosta do conteúdo do Canto da Isa? Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos! Nos acompanhe também nas redes sociais! Curta, comente e compartilhe com seus amigos!